Colocar as intenções no papel
é firmar o objetivo legítimo de estimular o diálogo entre os setores de agricultura, apicultura e defensivos agrícolas, governo
e academia.

Nosso manifesto é a declaração pública da nossa crença de que a colaboração é o melhor caminho para a construção de uma relação mais produtiva, protegendo as abelhas e o meio ambiente.

Porque colaborar é construir
juntos ao assumirmos uma atitude proativa diante do desafio.

Mais do que colocar argumentos em oposição, é procurar pontos de convergências e alternativas viáveis para as partes envolvidas.

É suspender o julgamento para criar pontes de empatia, apresentando o seu ponto de vista e entendendo a perspectiva do outro.

 

É ampliar a compreensão das circunstâncias e das necessidades para buscar alternativas comuns, pois acreditamos que o resultado da soma dos nossos esforços será muito maior do que posições opostas.

A colaboração nos leva a buscar novas formas de diálogo e convivência para construir soluções que, com certeza, serão muito melhores e mais produtivas. 

Princípios

Nossos esforços,
decisões e ações
são norteados por
5 princípios básicos
que balizam nossa
conduta e legitimam
nossas intenções

1

Acreditamos na complementariedade entre a tecnologia de defesa agrícola e a polinização realizada pelas abelhas para garantir a qualidade do fruto e o beneficiamento da produtividade agrícola. Acreditamos que é possível conciliar desenvolvimento agrícola com preservação da biodiversidade.

2

Defendemos o uso racional, correto e responsável dos defensivos agrícolas de modo a garantir a eficácia dos nossos produtos na proteção das culturas agrícolas sem causar a perda de abelhas e colmeias. O uso incorreto de defensivos agrícolas deve ser combatido porque configura um risco não só às abelhas, mas para a segurança de pessoas e do meio ambiente.

4

Acreditamos que podemos servir de estímulo em toda a cadeia produtiva, envolvendo distribuidores, revendas e cooperativas, de modo que cada um também reconheça a importância de suas ações no propósito de proteger as culturas agrícolas sem causar prejuízos às abelhas.

3

Acreditamos que o one voice do setor se dá nas ações combinadas entre o Projeto Colmeia Viva do Sindiveg – Sindicato Nacional das Indústrias de Produtos para Defesa Vegetal, e as ações individuais de suas associadas.

4

Acreditamos que podemos servir de estímulo em toda a cadeia produtiva, envolvendo distribuidores, revendas e cooperativas, de modo que cada um também reconheça a importância de suas ações no propósito de proteger as culturas agrícolas sem causar prejuízos às abelhas.

5

Acreditamos que as ações mais bem sucedidas, tanto de conscientização quanto de diálogo, devem sempre aliar o território comum entre defensivos agrícolas, agricultura e apicultura*, bem como teoria e prática porque assim são mais críveis e úteis, trazendo ganhos reais para todas as partes envolvidas.

(*) O Projeto Colmeia Viva considera a Apicultura como toda atividade e manejo de abelhas nativas e exóticas, incluindo a Apis mellifera bem como a Meliponicultura.

Contato

Projeto Colmeia Viva
contato@projetocolmeiaviva.org.br
colmeiaviva@sindiveg.org.br

Colmeia Viva Mapeamento de Abelhas Participativo
0800 771 8000

Assessoria de Imprensa
imprensa@sindiveg.org.br
(11) 5094-5529

Realização

Apoiadores