Compartilhar

COLMEIA VIVA EM EVENTO PARA APICULTORES

O Colmeia Viva participou do XXII Conbrapi, evento já consolidado no calendário dos apicultores, realizado em Joinville, Santa Catarina, de 16 a 19 de maio. Na ocasião, a liderança do Colmeia Viva no Sindiveg, Paula Arigoni, participou da mesa redonda sobre agroquímicos e abelhas, aonde teve a oportunidade de apresentar ao público de apicultores as iniciativas deste movimento do setor, com a missão de promover o uso correto de defensivos agrícolas na agricultura brasileira para proteger os cultivos e contribuir na garantia do direito básico de alimentação das pessoas, respeitando a Apicultura, protegendo as abelhas e o meio ambiente.

Entre os trinta minutos de apresentação, destaque para a complementaridade entre
os defensivos agrícolas e a polinização realizada pelas abelhas
. Afinal, tanto a polinização quanto o emprego de defensivos agrícolas contribuem para a produtividade no campo e a qualidade de consumo dos frutos. Se, por um lado, a polinização favorece a origem e o desenvolvimento dos frutos, por outro, os defensivos agrícolas possibilitam o consumo em larga escala visto que protegem as culturas de pragas, fungos e plantas daninhas.

Foi possível apresentar, também, as iniciativas, com ênfase ao Colmeia Viva® – Plano Nacional de Boas Práticas, que conta com Assistência Técnica 0800 771 8000, uma linha direta que esclarece dúvidas e compartilha as boas práticas para a prevenção e mitigação da mortalidade de abelhas e que atende agricultores, criadores de abelhas, aplicadores de defensivos agrícolas, distribuidores, revendedores e equipes de vendas das empresas signatárias.

Além disso, também foi destacado e chamado para acesso o Manual de Boas Práticas, com mais de 70 práticas para uma relação mais produtiva Agricultura-Apicultura, disponível para download aqui.

Mais uma vez foi reforçado o incentivo ao diálogo entre agricultores e criadores de abelhas, visto que o setor introduz no campo um produto que deve ser usado para proteger as culturas. Segundo Paula Arigoni, fóruns deste tipo são importantes para apresentar a visão do Colmeia Viva, um movimento do setor de defensivos agrícolas, para tratar do tema na interação entre os defensivos agrícolas, as abelhas, a apicultura e a agricultura.

 

Contato

colmeiaviva@sindiveg.org.br

Colmeia Viva Mapeamento de Abelhas Participativo
0800 771 8000

Assessoria de Imprensa
imprensa@sindiveg.org.br
(11) 5094-5529

Realização

Signatárias