Compartilhar

MAP DIVULGA PRIMEIROS RESULTADOS

Iniciativa de pesquisa dentro do Projeto Colmeia Viva®, o Mapeamento de Abelhas Participativo (MAP) visa entender os fatores que contribuem para a perda de abelhas no Estado de São Paulo.

Com a participação da Unesp e UFScar, a pesquisa conta com um canal exclusivo 0800 771 8000 voltado para agricultores, apicultores (criador de abelhas com ferrão) e meliponicultores (criador de abelhas sem ferrão).

Apenas 26,7% dos atendimentos do 0800 deram origem a uma visita para análise da situação no campo, representando 16 visitas. Deste total, foi possível efetuar coleta de abelhas em 13 casos. Os resultados preliminares da pesquisa apontam para a mortalidade de abelhas criadas (manejadas) para fins comerciais, pertencentes ao segmento econômico. Os indícios até agora apontam para o uso incorreto de defensivos agrícolas tanto em casos com a relação direta com a atividade agrícola (cerca de 40%) quanto em outros usos fora da atividade agrícola (cerca de 30%).

O uso incorreto ocorre com dosagens acima das recomendações indicadas em rótulo e bula, falta do cumprimento das exigências legais para a aplicação de defensivos agrícolas com vistas à proteção ao cultivo nas modalidades aprovadas (aérea ou terrestre), emprego incorreto da modalidade de aplicação sem a autorização ou registro de produtos para cultura agrícola.

O projeto de pesquisa considera uma avaliação mais direta da aplicação de defensivos agrícolas, já que as análises das amostras de abelhas são realizadas por laboratório reconhecido pelo Inmetro capaz de identificar resíduos de vários tipos de defensivos agrícolas em uma mesma análise. Acesse o relatório completo.

Confira os resultados prévios acessando: http://projetocolmeiaviva.org.br/wp-content/uploads/2016/10/Relatorio_previo_WEB-30set2016.pdf

Contato

Projeto Colmeia Viva
contato@projetocolmeiaviva.org.br
colmeiaviva@sindiveg.org.br

Colmeia Viva Mapeamento de Abelhas Participativo
0800 771 8000

Assessoria de Imprensa
imprensa@sindiveg.org.br
(11) 5094-5529

Realização

Apoiadores