Compartilhar

RELAÇÃO MAIS PRODUTIVA AGRICULTURA-APICULTURA EM MAIS DE 70 BOAS PRÁTICAS

O Manual de Boas Práticas aborda a relação agricultura, abelhas, apicultura e defensivos agrícolas em mais de 70 ações agrícolas e apícolas aplicáveis no dia-a-dia no campo.

São 81 páginas de fácil acesso e consulta, reunindo de forma inovadora o trabalho colaborativo e o conhecimento de acadêmicos, produtores rurais, criadores de abelhas, órgãos reguladores fabricantes, associações, entre outros especialistas para as principais ações que devem ser adotadas no campo por agricultores e criadores de abelhas. Uma obra viva, que deve estar em constante aperfeiçoamento. Trata-se de uma das ferramentas da iniciativa Colmeia Viva – Boas Práticas.

No Manual, estão disponíveis informações a respeito dos seguintes temas:

  • Técnicas amigáveis às abelhas
  • Incentivo à visitação de abelhas nas culturas agrícolas
  • Localização segura para instalação de apiários
  • Medidas de proteção de apiários
  • Manejo apícola e fontes de alimentação
  • Além de práticas importantes para melhorar a comunicação entre agricultores e apicultores.

Para facilitar a compreensão, a publicação traz, ainda, um glossário com alguns conceitos importantes abordados ao longo do Manual e mais detalhes sobre as abelhas e suas especificidades entre as comerciais (exóticas e silvestres criadas) e as silvestres, considerando não apenas as abelhas na apicultura, como, também, na biodiversidade.

A atratividade para as abelhas e a taxa de dependência para a polinização na agricultura em mais de 80 culturas agrícolas é outro ponto de destaque na publicação, como demonstrado nas páginas 18 e 19 (foto).

O exemplar está disponível em formato digital e pode ser acessado aqui.

Contato

colmeiaviva@sindiveg.org.br

Colmeia Viva Mapeamento de Abelhas Participativo
0800 771 8000

Assessoria de Imprensa
imprensa@sindiveg.org.br
(11) 5094-5529

Realização

Signatárias